Home

KleberMarquescharge

div style=”text-align: center;”>
É HORA DE A ESQUERDA ENFATIZAR A LUTA IDEOLÓGICA

As classes dominantes mais do que a direção do Partido dos Trabalhadores e Governo Federal entenderam a importância da luta ideológica neste momento de esgotamento do projeto de desenvolvimento com distribuição dos produtos bem favorável aos segmentos mais desfavorecidos da sociedade e aos empresários, inclusive do setor financeiro.
 Assim vejo as exigências do momento:
O  modelo adotado, nos governos petistas, de assegurar políticas sociais e, ao mesmo tempo, desenvolver alguns setores da economia através de alguns incentivos especiais, beneficiando banqueiros e grandes capitalistas,  mesmo em plena crise internacional, não tem mais a possibilidade de continuidade dado que reflexos da crise, agora com mais agudeza, atingem também o Brasil.
Por outro lado, o capitalismo internacional, capitaneado pelo Estados Unidos da América, tem interesses também em resolver os seus problemas intervindo em setores econômicos estratégicos de diversos países, inclusive do Brasil.
Aqui, no Brasil, há interesse dos grandes capitalistas em nossas grandes riquezas naturais e de maior controle da dinâmica do capitalismo brasileiro. Querem portanto a quebra da lei da partilha aprovada durante o Governo Lula, ocupar maior espaço no sistema financeiro brasileiro e demais setores estratégicos, bem como manter a espionagem sobre os políticos brasileiros. E, assim, querem derrubar os principais entraves a sua hegemonia sobre a economia e política brasileiras.
Para alcançar estes objetivos, uma meta é enfraquecer a base social da Presidenta Dilma Rousseff, do PT e das demais forças efetivamente progressistas e nacionalistas. 
Assim, o domínio norte-americano busca apoios internos no Brasil, onde contam já com grande simpatia e colaborações históricas com órgãos da mídia, principalmente dos meios televisivos e dos grandes jornais, em sua maioria dominadas por somente 6 famílias das telecomunicações. E estas, por sua vez, também possuem vínculos com o grande empresário brasileiro e tem interesse em contrapor a proposta de quebra dos oligopólios existentes na mídia brasileira.
Resulta desta aliança prática da mídia com os grandes capitalistas nacionais e internacionais no objetivo de enfraquecer a base de apoio do Governo Federal, do PT e de enfraquecimento da unidade formada com a base aliada.
Ora, para ter base social, os segmentos pró-mídia e grandes capitalistas, necessitam ainda de um apoio sistemático na desconstrução tanto do PT e de seus verdadeiros aliados.
Busca destruir a imagem de conquistada pelo Partido em 35 anos e a de Dilma Rousseff no imaginário popular, por outra imagem completamente distinta.
Para tanto, o que importa mais para mídia é conseguir esta desconstrução e mobilizar uma base social contra o Governo Dilma, pouco importando a verdade ou não das informações emitidas nas emissoras e como são manipuladas, distorcidas e confundidas as notícias, de modo a caracterizar o PT e a Dilma Rousseff como principais responsáveis pelos atos de corrupção apurados.
Não é pois de estranhar que utilizem afirmações falsas como (clique nos asteriscos se quiser ver matéria sobre):
• “Eles Sabiam de Tudo” (capa da revista Veja, como informação falsa sobre o conteúdo do depoimento constante na Operação Lava Jato)(**);
•  Doleiro disse dia 22 de outubro, que Dilma e Lula tinha conhecimento do esquema de corrupção da Petrobrás (saí, no Jornal O Globo, mas não houve sequer depoimento no dia 22, o jornal somente iria corrigir em letras miúdas sua informação, na edição de 30 de outubro)(**), 
• “Delator diz que PT recebeu R$ 200 milhões” (Saiu no Estado de S. Paulo. Delator disse que não tinha prova, somente supôs, informou que não declarou como está nos Jornais, não tendo publicado a retificação da defesa de Barusco, que exibiu o teor do depoimento do executivo-delator)(**),
• Representante da Camargo Correia diz que a empresa passou dinheiro por pressão e num esquema de corrupção (Saiu na Folha de S. Paulo, 22 de março; a Camargo Correia não declarou tal por representante, na realidade a pessoa que declarou era de outra empresa, e não tinha conhecimento dos negócios internos da empresa)(**), 
além de factóides e boatos, nas Redes e na imprensa…(**) (**);
• manipulações, distorções e falsidades de noticiais que são repetidas em todos os meios de comunicação de massa e agências de notícias citando ou não a fonte que maquiavelicamente “gestou” a  “notícia”; e, 
• ademais, em praticamente todos os grandes jornais e nos canais de comunicação de massa, os feitos do governo não são divulgados, mas sim notícias desqualificando as medidas sociais, econômicas e políticas.
Na luta ideológica, a mídia, secundada pelos partidos conservadores e pela extrema direita, buscam descaracterizar as propostas de democratização da propriedade dos meios de comunicação, desqualificar os programas sociais, as propostas de uma reforma política que diminua o poder dos empresários nas eleições, de combate efetivo à corrupção, de diminuição da pobreza absoluta, as destinações dos royalties do petróleo para educação e saúde, etc.

Tal desconstrução de Dilma Rousseff já tem conquistado diversos espaços no contexto políticos brasileiro, as últimas pesquisas refletem em parte isto e podem levar à condenação – até sem provas – de petistas indiciados na operação Lava Jato (**)

Inclusive, também, comprovando que se criou no imaginário popular que o PT é partido de corruptos, culpado por atos de corrupção, e, portanto, não merece a confiança dos brasileiros. Chega a tal nível a visão, que as pesquisas alegam que é negativa a ação do governo de combate à fome e à pobreza, saúde e educação, etc.

Por fim, cabe destacar ao desconstruir a esquerda, abre-se espaço para construção de uma falsa imagem da direita, ocultando o fato de que a ditadura foi um “mar de lama, opressão e repressão”(**).

No entanto, o PT e seus aliados ainda parecem achar suficiente que o afirmem possuir um programa voltado para as maiorias que constroem a riqueza da nação, com democratização das decisões e com a moralidade da administração pública e a defesa da autodeterminação dos povos.
Ora, a realidade exige muito mais, o PT e seus aliados  não podem  continuar só no campo da afirmação, necessário se faz necessário desmentir, caracterizar o nível de manipulação da mídia, acusar as distorções, manipulações e composições conjugadas de noticiais, detectar os interesses dos países dominantes internos e externos com a  descaracterização do PT e de Dilma Rousseff, e, …, por outro lado, debater com a população suas propostas para o país e para as diversas classes sociais, inclusive a de democratização da propriedade da mídia, da reforma política e de outras reformas estruturais.
A importância da luta ideológica, neste momento, é fundamental, pois a disputa da visão da sociedade sobre o governo, o PT  e seus aliados podem implicar no comprometimento do futuro do país ou assegurar rumos corretos para a política brasileira. 
O fato de não ocupar posição no partido que permita alterar a correlação de forças e a linha partidária não me impedem de nesta hora apresentar sugestões do que considero tarefas urgentes para o PT, governo e para os aliados; que são as seguintes:
É NECESSÁRIO, no meu entendimento:
  • ter claro o que é a ofensiva ideológica dos grandes capitalistas e seus objetivos;
  • organizar a comunicação com as massas tanto do governo, como do PT e de seus aliados;
  • ir aos locais de aglomeração ou interlocução com as massas manter comunicações permanentes; esclarecendo pontos controversos;
  • detalhar suas propostas para o momento político, e, 
  • ampliar direitos sociais, econômicos e políticos da sociedade civil.
CERTAMENTE OS ESTRATEGISTAS DO GOVERNO,  DO PT E DE SEUS ALIADOS VIRÃO ESTAS EXIGÊNCIAS DO MOMENTO POLÍTICO?!
Hudson Cunha – Editor do blog: bemvisitado.com
Anúncios

Um pensamento em “É HORA DE A ESQUERDA ENFATIZAR A LUTA IDEOLÓGICA

  1. Pingback: ARTIGOS PUBLICADOS NO BEM VISITADO | BEM VISITADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s